“VASCO DA GAMA” - ESPERANÇA

A novela sobre as eleições do “Vasco da Gama” continua na esfera judicial. Seja qual for o desfecho da briga judicial, está mais do que evidente que o jogo democrático e limpo, mais uma vez, não foi seguido pelos candidatos. É uma desmoralização para os vascaínos.

Precisamos extirpar de vez o tumor que consumiu e enfraqueceu o Clube nos últimos anos e o transformou de uma escola de cidadania e de um viveiro da juventude desportiva num foco permanente de brigas, desmandos e desvios, onde prevalecem, quase sempre, os interesses pessoais e se manipula o nome e o prestígio da instituição como se fosse um patrimônio de alguns de seus dirigentes.

Os Ideais daqueles Homens que fundaram, construíram e engrandeceram o “Vasco da Gama” foram esquecidos e deram lugar a práticas políticas e administrativas de viés obscuro que estão longe de ser aquelas desejadas – temos a certeza – pela maioria dos seus associados.

Mas fora o desaire no plano administrativo e o desempenho medíocre no campo desportivo, o que está em causa é o repúdio a um processo eleitoral contaminado pelos que querem e fazem através de manobras forjadas para distorcerem os resultados das urnas, através de tentativas para não se cumprirem as decisões da Justiça, através do desprezo que cerceia a democracia no âmbito de um clube que foi sempre essencialmente democrático.

Os vascaínos assistem, estarrecidos, a todo este processo que ameaça São Januário como uma maldição e clamam por um “basta”. 

Cabe ao presidente que vai assumir, uma dupla responsabilidade: responsabilidade perante os associados pois não podemos desonrar as origens e o percurso existencial de uma Instituição avalizando os erros contra ela cometidos e  responsabilidade perante o Vasco da Gama, cujos traços marcantes de honestidade e de vitórias, de correção e de civismo, de solidariedade e de grandeza, de luta e de coragem foram e são apanágio dos Homens de bem que ao longo da sua História o serviram.

Francisco Gomes Da Costa
Presidente da Associação Luis de Camões

Associação Luís de Camões © 2020 Copyright.

Todos os Direitos Reservados.