
Realizado pelo Real Gabinete Português de Leitura nos dias 22 e 23 de junho de 2026, o Colóquio Internacional “Camões sem fim” reuniu especialistas portugueses e brasileiros para celebrar e refletir sobre a obra de Luís de Camões nas letras, nas artes e na memória. O encontro marcou o encerramento das comemorações do 5º centenário do nascimento do poeta, reafirmando a vitalidade de sua produção literária e sua influência contínua no espaço lusófono.
Organizado pela Prof.ª Gilda Santos, Vice-Presidente Cultural e Diretora do Centro de Estudos do Real Gabinete Português de Leitura, o colóquio contou com o apoio institucional da Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário de Luís de Camões.
O primeiro painel reuniu a escritora angolana Ana Paula Tavares, vencedora do Prémio Camões 2025, e o historiador Paulo Knauss, Professor da UFF e Vice-Presidente do IHGB, sob a coordenação de Gilda Santos. Ao longo do primeiro dia, as conferências evidenciaram a diversidade de leituras e abordagens que a obra camoniana continua a suscitar, em conferências apresentadas por Sara Grünhagen (Univ. Aberta), Rodrigo Xavier (UFRJ), Vanda Anastácio (Univ. de Lisboa) e Julio Bandeira (IHGB), em paineis coordenados por Márcio Muniz (UFBA) e Monica Fagundes (UFRJ).
O segundo dia aprofundou o diálogo intelectual, com reflexões de Maria do Céu Fraga (Univ. dos Açores), Gilberto Araújo (UFRJ), Isabel Almeida (Univ. de Lisboa) e Márcio Muniz (UFBA), sob as mediações de Luis Maffei (UFF) e Sofia Souza e Silva (UFRJ).
O painel de encerramento, coordenado por Sérgio Nazar David (UERJ), recebeu a professora Helena Buescu (Univ. de Lisboa) para a conferência intitulada “Proposição e Anti-proposição n’Os Lusíadas”.
A sessão de abertura contou com a participação, por vídeo, da Embaixadora de Portugal no Brasil, Isabel Brilhante Pedrosa, e o encerramento do colóquio teve a ilustre presença da Cônsul-Geral de Portugal no Rio de Janeiro, Embaixadora Joana Gaspar, que recebeu o diploma de Benemérita do Real Gabinete Português de Leitura.
Ao longo dos dois dias do encontro, diversos conferencistas foram galardoados com títulos de sócios honorários e receberam a medalha comemorativa pelo 5º centenário do nascimento de Luís de Camões, em reconhecimento às suas contribuições para os estudos camonianos e à sua colaboração estreita com o Real Gabinete Português de Leitura.
O encerramento do colóquio foi marcado por dois recitais, um dedicado à poesia camoniana, interpretada por vozes femininas, e outro musical, apresentado pelo conjunto Música Antiga da UFF. Com um repertório inspirado no imaginário amoroso do Renascimento, a apresentação musical encerrou a programação do colóquio de forma festiva, coroando dois dias de celebração e reflexão em torno da obra de Luís de Camões.
📷 Raquel Soares/RGPL

No segundo painel, apresentaram-se os professores Rodrigo Xavier e Sara Grünhagen, sob a coordenação de Marcio Muniz.










