A EDUCAÇÃO E A CULTURA

Nesta época em que impera em diversos setores do País a retórica das promessas não cumpridas, vale a pena que tenhamos , ainda que pálida, uma ideia da importância e alcance do trabalho cultural e pedagógico do Liceu Literário Português e de seus possíveis desdobramentos, a curto e longo prazo, no âmbito da educação fundamental, média e superior.

De há muito vem se assistindo no País a uma progressiva queda da qualidade do ensino público e

privado, queda que se reflete desde a formação do operário egresso de escolas profissionalizantes até aqueles

saídos de instituições superiores que se encaminham para as lides jurídicas, para os hospitais, para a construção

civil e para o magistério.

Dentre as várias causas já denunciadas pelos estudiosos da matéria, uma de maior relevo, senão a

maior, talvez seja a ausência ou ineficácia de medidas para efetivamente melhorar o ensino fundamental e médio, alicerces do grande edifício da formação integral das pessoas.

Implementar escolas, com computadores e encaminhar a mancheias livros a bibliotecas, aperfeiçoar o aparato dos laboratórios técnicos e reforçar a merenda escolar, tudo isso é importante, não há dúvida; mas tudo isso terá pouca ou nenhuma repercussão se não se destinarem ações que visem à melhoria do aperfeiçoamento do professor e de suas condições de trabalho, resgatando-lhe a dignidade profissional e social de que já gozou décadas atrás.

No caso particular do Brasil, todos os anos milhares de jovens saem das faculdades repletos de sonhos que nem sempre se realizam por apresentarem deficiências na sua formação profissional. Perdem as autoridades empenhadas nessa formação o investimento aplicado; perde a sociedade, com ela, a família, que vê esse profissional frustrado agarrar-se a subempregos, coagido pela luta de sua subsistência e, pior ainda, fragiliza no jovem a sua dignidade de pessoa humana, por conscientizar-se de que o diploma lhe foi conferido por mera fábrica de ilusões.

O Curso de Especialização em Língua Portuguesa do Instituto de Língua Portuguesa do Liceu Literário Português procura no âmbito de sua competência, esforçar-se por mostrar que há uma saída para reverter esse quadro que dia a dia se agrava e comprova funestas consequências ao lermos na imprensa a posição de desdouro

em que se acha a educação no Brasil, muito abaixo de países nossos vizinhos, num contraste com a legião de brasileiros emigrados que ocupam no estrangeiro lugar de elevado relevo nas mais conceituadas universidades, empresas científicas e no mundo das artes.

O Liceu Literário Português ocupa um lugar de invejável importância no campo da Instrução e da Cultura na cidade do Rio de Janeiro e comunidades vizinhas. Seu Colégio Sagres que ministra o sistema completo da educação básica: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, o Curso de Pós Graduação em Língua Portuguesa, seus cursos de atualização permanentes, sua revista Confluência, seus artigos Na Ponta da Língua e seus congressos e encontros nacionais e internacionais já se impuseram no calendário cultural do País e sua revista já alcançou o conceito”A” na avaliação da CAPES do Ministério da Educação.

Associação Luís de Camões © 2020 Copyright.

Todos os Direitos Reservados.