Gênesa da ALC
Em 11 de junho de 2017 com a presença do Exmo. Senhor Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa – Presidente da República Portuguesa, do Senhor Doutor António Costa – Primeiro Ministro de Portugal e demais Autoridades presentes, foi assinado no Real Gabinete Português de Leitura o Memorando de Entendimento entre o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P, o Real Gabinete Português de Leitura, o Liceu Literário Português e a Real e Benemérita Sociedade Portuguesa Caixa de Socorros D. Pedro V para criação da Associação Luis de Camões, cujo principal objetivo é o de perpetuar o património cultural, educacional e social, desenvolvido pelas três instituições luso-brasileiras.
A Associação Luis de Camões foi criada em maio de 2018, através de estatutos aprovados na Assembleia Geral de Constituição realizada no dia 14 de maio de 2018, com o objetivo central de proteção, preservação e valorização do acervo patrimonial material e imaterial das três entidades luso-brasileiras – Real Gabinete Português de Leitura, Liceu Literário Português e Real e Benemérita Sociedade Portuguesa Caixa de Socorros D. Pedro V – que a integram na qualidade de “Associados Fundadores Brasileiros”, bem como a sua efetiva governança corporativa.
A estas três entidades filantrópicas associou-se, pois, em 2018, o Camões-Instituto da Cooperação e da Língua, na qualidade de “Associado Fundador Português” enquanto instituto público que tem por missão a promoção e difusão da língua e da cultura portuguesa no mundo.
Para além dos Associados-Fundadores, a Associação Luis de Camões pode ter associados beneméritos e contribuintes. Criada por tempo indeterminado, tem sede na Rua Pereira da Silva, nº322, Laranjeiras, no Rio de Janeiro.
Tendo presente os propósitos dos empreendedores portugueses que, entre 1837 e 1868, criaram o Real Gabinete Português de Leitura, a Real e Benemérita Sociedade Portuguesa Caixa de Socorros D. Pedro V e o Liceu Literário Português, visando melhorar a qualidade de vida da comunidade através das Artes, da Beneficência, do Conhecimento e da Educação, respectivamente.
Considerando a missão do Camões, IP, de propor e executar a política de ensino e de divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro e promover a internacionalização da cultura portuguesa, e tendo a presente cooperação estabelecida do Memorando de Entendimento relativo à preservação e a valorização do patrimônio cultural português.
Propôe-se o Camões. IP, através do representante designado para a Diretoria Executiva da Associação, em estreita articulação com a Sede, com a Embaixada de Portugal em Brasília e com o Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro, contribuir para o desenvolvimento de planos elaborados em concertação com os representantes brasileiros, que permitam atingir metas conducentes à melhor preservação e valorização do patrimônio material e imaterial luso-brasileiro, no Rio de Janeiro.
São objetivos do Camões, IP, através das estruturas existentes:
- Contribuir para a coordenação de agendas e de iniciativas promovidas pelas entidades que a constituem, estudando possíveis articulações com outras entidades que partilham objetivos comuns;
- Contribuir para valorização do livro e da leitura em língua portuguesa, através da criação de programas regulares de divulgação de obras, escritores de língua portuguesa, bem como de temáticas luso-brasileiras, junto de públicos diferenciados, incluindo a formação de novos leitores;
- Contribuir para o desenvolvimento de uma ação concertada de valorização do patrimônio, com entidades portuguesas e brasileiras, com particular incidência nos domínios da arquivística e da biblioteconomia;
- Contribuir para o desenvolvimento de uma ação mais ampla e efetiva com instituições portuguesas, nos domínios da educação e ensino, a partir dos protocolos existentes com instituições de ensino superior, bem como com o Centro Virtual Camões;
- Contribuir para o desenvolvimento de um programa dirigido aos mais idosos, identificando mais valias junto de associados e colocando-as ao serviço da comunidade;
- Contribuir para o fortalecimento da presença da Associação Luis de Camões e das entidades que a constituem nos meios digitais, através da criação e/ou partilha de conteúdos em plataformas digitais ou em meios dirigidos a públicos mais jovens;
A Associação Luis de Camões tem uma visão futurista de preservar e valorizar o patrimônio da comunidade portuguesa no Brasil e do interesse comum de promover o intercâmbio cultural, científico e artístico entre o Brasil e Portugal.
Assenta a sua atuação em valores com vocação universalista, como a solidariedade, a tolerância e o conhecimento, enquanto meios de aproximação entre pessoas e as comunidades, valores igualmente reconhecidos e transmitidos pela cultura e a língua portuguesas.
O respeito pela diversidade no reconhecimento da diferença, o desenvolvimento da ação social junto dos que tiveram menos oportunidades, a aposta na difusão da cultura e do conhecimento de excelência enquanto instrumentos de melhoria da qualidade de vida das pessoas, são, todas elas, causas que têm pautado as vidas centenárias dos Associados -Fundadores Brasileiros, beneméritos e contribuintes, e que a Associação Luis de Camões assume, incorporando-as na sua missão.
FRANCISCO GOMES DA COSTA
PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO LUIS DE CAMÕES
Associação Luís de Camões © 2020 Copyright.
Todos os Direitos Reservados.