No dia 11 de junho de 2017, no Rio de Janeiro, foi assinado um memorando de entendimento entre o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, o Real Gabinete Português de Leitura, o Liceu Literário Português e a Real e Benemérita Sociedade Portuguesa Caixa de Socorros D. Pedro V, relativo à preservação e à valorização do património cultural português, o qual está na génese da ALC – Associação Luís de Camões.
No referido Memorando, comprometeram-se as partes a zelar pela proteção, preservação e valorização do património que compõem o acervo cultural, social, educacional e histórico de Portugal, ligado às atividades daquelas três instituições históricas do Rio de Janeiro.
Constituída em 14 de maio de 2018, a Associação Luís de Camões permite a articulação entre as três entidades históricas, enquanto associações de raiz portuguesa, e propicia um maior envolvimento e participação do Estado português na preservação do património constante do espólio daquelas três instituições, através da participação do Camões I.P.
A ALC zela pela proteção, preservação e valorização do património material e imaterial que compõe o acervo cultural, social, educacional e histórico lusitano, agregado ao Real Gabinete Português de Leitura (RGL), Liceu Literário Português (LLP) e Real e Benemérita Sociedade Portuguesa Caixa de Socorros D. Pedro V (CSPV), nomeadamente:
- Na manutenção de uma biblioteca especializada em assuntos portugueses e brasileiros, abrangendo diversas áreas do conhecimento;
- Na promoção da pesquisa, do ensino e da instrução, difundindo a cultura portuguesa no Brasil e contribuindo para o desenvolvimento da cultura luso- brasileira;
- No incentivo dos estudos sobre Língua Portuguesa;
- Na realização de cursos, conferências, seminários, exposições, concertos e outras atividades culturais, colaborando para o intercâmbio cultural cientifica, tecnológico, universitário e artístico entre países de língua portuguesa;
- Na promoção do ensino;
- No desenvolvimento de projetos culturais, científicos e artísticos;
- Na realização de cursos, conferências, simpósios e outras atividades culturais;
- Na prestação de serviços de assistência social e filantrópica a idosos e a pessoas de baixa renda;
- No acolhimento de idosos em “Lar da Terceira Idade” mantido pela Entidade;
- Na doação de medicamentos e uniformes escolares;
- Na concessão de subsídios para o grupo de fortalecimento de vínculos (abono a idosos) e auxílio aos estudos a jovens.
É pois com muito prazer que aqui deixo umas palavras de grato reconhecimento aos parceiros fundadores da ALC, pela confiança manifestada no Camões IP enquanto entidade responsável institucionalmente pela promoção da língua e cultura portuguesas.
Deixo também os votos do maior sucesso para esta página da ALC, elemento fundamental na comunicação pública das muito meritórias atividades da Associação.
Luís Faro Ramos
Presidente do Camões IP
Associação Luís de Camões © 2020 Copyright.
Todos os Direitos Reservados.